quinta-feira, 17 de março de 2011

desCompanhia de dança

A desCompanhia de dança foi criada em outubro de 2000. A ideia de ser uma companhia vem do mais puro sentido da palavra – companheiros que se juntam por um objetivo – uma necessidade de ter por perto pessoas que compartilham de desejos semelhantes. A desCompanhia vem consolidando sua trajetória no cenário artístico contemporâneo sempre acreditando e investindo no trabalho diário de investigação do corpo, na pesquisa continuada, na busca por uma estética particular e no processo colaborativo como método de criação. Utilizando a ideia do corpo único como matéria prima, a pesquisa é pautada na busca do movimento autoral, trazendo para a cena uma fisicalidade poética.


Cintia Napoli[5] Ju Peter-Abudi2
CINTIA NAPOL
• Direção Artística
JULIANA ADUR
• Assistência de direção
• Bailarina Criadora
PETER ABUDI
• Bailarino Criador    

Cindy Napoli
YIUKI DOI
• Bailarino Criador
• Comunicação Visual


SYLVIANE GUILHERME
• Bailarina
CINDY NAPOLI
• Produção

Um pouco mais sobre a companhia:

Somos um grupo de pessoas com afinidade artística que discute, pesquisa e compartilha o pensamento do/no corpo, da arte, processos e produtos artísticos a partir de interesses comuns. Buscamos uma estética e linguagem própria, além da consistência e refinamento dos nossos produtos artísticos através de procedimentos colaborativos na criação. Acreditamos no companheirismo como um mecanismo de continuidade e sustentabilidade dos afazeres relacionados com a dança.

Vivemos um modelo específico de Cia que vamos construindo a cada projeto, a cada ano de trabalho, numa negociação coletiva que não para de acontecer. Ainda que existam funções definidas a priori, buscamos encontrar uma rotina de trabalho que borre fronteiras hierárquicas para manifestar um processo mais cooperativo, colaborativo e vivo, envolvendo todos os integrantes da Cia em todas as etapas do processo criativo, ou seja, da escrita do projeto até a avaliação de todas as realizações.

Enquanto discurso poético, buscamos o desdobramento de realidades que atravessam o corpo, um discurso que caminha da autoria (enquanto percepção de mundo de cada integrante) para a contribuição/construção do coletivo, um discurso que se faz na fisicalidade. A pesquisa sempre tem como ponto de partida questões que sejam do interesse de todos, e a partir daí desenvolvemos estratégias e realizamos ações que nos possibilitarão vasculhar e viver tais questões tanto individual como coletivamente.

Mantendo um trabalho continuado desde 2000, a permanência de trabalho coletivo da desCompanhia é um fator que merece destaque em relação ao ambiente criativo e profissional da dança em Curitiba e no país, já que são cada vez mais raras as iniciativas grupais que conseguem persistir em seus procedimentos de pesquisa juntos.

  





Nenhum comentário: